QUESTÕES

Questão 01 — A respeito das características das plantas, marque um X ou circule as opções corretamente.

Respostas: pluricelulares — autótrofos — eucarionte — produtores — que, na maioria, possuem clorofila — fotossintetizantes. 

Questão 02 — A respeito das características das plantas estudado em sala de aula, complete o diagrama abaixo.
Respostas: plantas — algas — bactérias autótrofas fotossintetizantes.
Clorofila — Fotossíntese

Questão 03 — Preencha a tabela abaixo sobre as estrutura exclusivas de uma célula vegetal. Em seguida complete o espaço abaixo.

ESTRUTURAS CELULARES
CÉLULA VEGETAL
Mitocôndria


Lisossomo


Núcleo


Membrana celular


Parede celular


Membrana nuclear


Retículo endoplasmático


Cloroplasto


Leucoplasto


Cromoplasto


Vacúolos



Respostas: Membrana celular — Membrana nuclear — Retículo endoplasmático — Cloroplasto — Leucoplasto — Cromoplasto — Vacúolos.

Dessas mudanças exclusivas, os __________________ armazenam, principalmente, o amido e são encontrados em órgãos de reserva, com raízes e caules.
Respostas: Leucoplasto.


Questão 04 — Sobre as células e os tecidos das plantas. Preencha o diagrama, na forma horizontal e vertical, conforme as questões que se pede.

HORIZONTAL

VERTICAL
1)       Tecido responsável pelo crescimento

1)    Estruturas que armazenam substâncias nutritivas.
2)      Uma das substâncias que formam a parede celular.

2)   Organoides que armazenam substâncias, como água e sais minerais.
3)      Tecido que conduza a seiva orgânica.

3)   Estruturas que contêm pigmento amarelado ou avermelhado.
4)      São encontradas nas folhas e nos caules verdes.

4)   Organoides exclusivos das plantas.

Respostas: HORIZONTAL: 1) Meristemático Meristemático 2) Celulose 3) Floema 4) Cloroplastos
VERTICAL: 1) Leucoplasto 2) Vacúolos 3) Cromossomos 4) Plastídeos.

Questão 05 — Sobre nutrição das plantas, preencha os espaços em branco.
Respostas: Respiração, absorção, fotossíntese, condução.

Questão 06 — No quadro abaixo, descreva o alimento das plantas nos espaços do diagrama.
Respostas: Sacarose, fotossíntese, amigo e glicose. 

Questão 07 — Ainda sobre a nutrição das plantas, escreva o processo de fotossíntese na imagem abaixo.
Respostas: Gás carbônico, Energia Solar, gás oxigênio, água/Sais minerais. 

Questão 08 — Sobre classificação das plantas, preencha o diagrama com as palavras corretas.


Respostas: Avasculares, vasculares, com sementes, sem frutos.


Questão 09 — Ligue os pontos principais. Identifique as características dos grandes grupos de plantas ligando os cada um a seus respectivos conceitos. Em seguida, dê exemplo de plantas pertencentes a cada um dos grupos. 


Respostas: Avalulares à Bríofitas;
Exemplos: musgos e hepátias
Sem sementes e vasculares à Pteridóficas
Exemplos: samambaias e avencas
Com semente, vasculares e sem frutos à Gimnospermas
Exemplos: araucárias, pinheiros e sequoias
Com sementes, vasculares e com frutos à Angiospermas
Exemplos: ipês, maracujazeiros, goiabeiras, laranjeiras, etc.   

Questão 10 — De acordo com o que foi estudado em sala, complete a estrutura do diagrama abaixo com as palavras abaixo.
Respostas: Gminospermas – Pteridóficas e Briófitas – Angiospermas.

Questão 11 — Sobre plantas sem sementes relacione as características das briófitas e das pteridófitas de acordo com imagem abaixo.
Respostas:  
SAMAMBAIA
Apresenta fase sexuada e assexuada
Tem caule do tipo rizoma
Apresenta tecidos condutores de seiva e folhas verdadeiras
Na fase de reprodução, apresenta soros
Depende da água para a reprodução
Não apresenta flores nem frutos

ALGAS
Depende da água para a reprodução
Apresenta fase sexuada e assexuada
Não apresenta flores nem frutos

Não apresenta tecidos condutores de seiva

Questão 12 — Abaixo temos uma tabela. Escreva no espaço em branco SIM ou NÃO indicando as características das briófitas e das pteridófitas.


Briófita
Pteridófita
Reprodução sexuada e assexuada



Dependência de água para reprodução



Esporos



Anterozoides



Prótalo



Respostas:  
BRIÓFITAS
Reprodução sexuada e assexuada
Dependência de água para reprodução
Esporos
Anterozoides

PTERIDÓFITAS
Reprodução sexuada e assexuada
Esporos
Prótalo


Questão 13 — Sobre plantas com sementes complete os espaços que estão faltando. Escolha as palavras sinalizadas.


ü    As angiospermas, diferentemente das gimnospermas, apresentam ______________ e __________.
ü    Os frutos das angiospermas abrigam _____________, que são resultado da união dos gametas masculino e feminino.
ü    Nas gimnospermas, os estróbilos masculinos produzem ____________________ , que em contato com o estróbilo feminino dará início ao processo de fecundação.
Respostas:  
Flores, frutos, sementes, grão de pólen

Questão 14 — Complete os ciclos reprodutivos preenchendo as lacunas. No centro, coloque o nome do grupo de plantas ao qual o ciclo pertence.
Respostas:  
Grãos de pólen com contato com estróbilo feminino dão origem ao tubo polínico.
GIMNOSPERMAS
Germinação da semente no solo.
Respostas:  
Formação do tubo polínico
ANGIOSPERMAS
Uma nova planta é gerada
Fecundação
Dispersão da semente.

Questão 15 — Sobre raiz, complete o organizador.
Respostas:  
Água, sais minerais, gás oxigênio e substrato.

Questão 16 — Sobre partes da raiz, relacione os quadros ligando-os.


Respostas:  
Região de ramificação à Dessa região partem raízes que vão auxiliar no suporte da planta e na absorção de água e sais minerais. 
Região lisa à Região em que as células se dividem com grande frequência, ocasionando o crescimento da raiz.
Região pilífera à Forma a seiva mineral com a absorção de água e sais minerais do solo. 
Coifa à Protege a ponta da raiz do atrito com as partículas do solo.  

Questão 17 — Complete o diagrama e a legenda das fotos com os tipos e as funções das diferentes raízes.

Respostas:  
Raízes modificadas à Tabulares, respiratórias, sugadoras e escoras.
1º Quadro: Fora do solo, absorção, respiração.
2º quadro: ao solo, fixação,  caule e ramos 
  
Questão 18 — Sobre o caule complete o diagrama.
Respostas:  
dá suporte a à  folha, flores e frutos
conduz as seivas à mineral e orgânica
Quando jovem pode realizar à fotossíntese 

Questão 19 — Preencha o diagrama sobre os tipos de caule.
Respostas:  
São denominados à subterrâneo, rizoma,  tubérculos, bulbos
Fixam a planta ao substratos são chamados à aquáticos
Solo são chamados de à aéreos, eretos, trepadeiras e rastejantes.

Questão 20 — Sobre folha, complete os espaços que estão faltando.
Respostas:  
Está envolvida nos processo de: à respiração, fotossíntese e transpiração
Estrutura como à limbo, pecíolo e bainha
Tipo de folhas:
Paralelinérveas: cana-de-açúcar
Retilinérveas: folha da goiabeira
Modificadas: brácteas, espinhos e carnívoras.

Questão 21 — Sobre flor, preencha o diagrama.
Respostas:  
Partes da flor: cálice, androceu, gineceu, corola
A polinização da flor: grãos de pólen, estames, estigmas, animais e vento.

Questão 22 — Leia a charge abaixo.

a)     Escreva qual é a função da flor?
Respostas:  
Reprodução.
b)     Escreva qual estrutura da flor, geralmente colorida, o gato comeu?
Respostas:  
As pétalas (corola).
c)     Escreva que estruturas da flor sobraram na mão do rapaz?
Respostas:  
O pedúnculo, as sépalas e algumas folhas
d)     Faça uma pesquisa e escreva algumas flores que são comestíveis.
Respostas:  
Alguns exemplos de flores comestíveis são: alcachofra, amor-perfeito, flor da abobrinha, rosa, entre outras. É importante lembrar que as flores utilizadas na alimentação não são as mesmas comercializadas em floriculturas, pois estas são cultivas com produtos químicos que podem causar sérios problemas para saúde.

Questão 23 — Complete os espaços sobre fruto usando as palavras a seguir.

O fruto é um ___________ exclusivo das _____________, formado a partir do _____________ do _______________ após a __________________. Ele protege a ______________ e pode auxiliar sua ________________.
Respostas:  
órgão, angiospermas, desenvolvimento, ovário, fecundação, semente, dispersão.

Questão 24 — Sobre as partes do fruto complete o diagrama abaixo.
Respostas:  
Pericarpo, mesocarpo, epicarpo ou casca e endocarpo.
semente 
Questão 25 — Leia a charge abaixo.

Agora responda o que se pede.

a)  A banana é um fruto partenocárpio? Explique como são formados.
Respostas:  
Os frutos partenocárpios se desenvolvem sem a fecundação, originando frutos sem semente.

b) A tira fala sobre uma modificação da banana em laboratório. Descreva algo sobre a conexão sobre o assunto. 
Respostas:  
O texto fala sobre a seleção realizada pelos seres humanos, que resultou na banana como atualmente é conhecida.

Questão 26 — Leia a charge abaixo.

Algumas condições necessárias para a germinação da semente não forma mencionadas na tira. Complete os espaços em branco.

Algumas sementes atravessam um período de ________________. Entre período termina quando as sementes encontram condições adequadas de _____________, _____________ e _____________, ocorrendo, assim, a germinação. A _____________________ é o desenvolvimento da semente que gera uma nova planta.
Respostas:  
Dormência, luz, umidade, temperatura.
germinação

Questão 27 — Leia a charge abaixo.

Agora responda.

a)  As aves são alguns dos animais que fazem a dispersão das sementes, ou seja, transportam as sementes para longe da planta-mãe. Escreva três agentes dispersores de sementes, além dos animais.
Respostas:  
Água, vento e fruto

b)  O que acontece quando as sementes germinam próximo à planta-mãe?
Respostas:  
Sementes que germinam próximo à planta-mãe competem pro água, espaço, nutrientes e luminosidade..
Germinação


Fonte: Ciências Guia de estudo. Araribá Ciências - Editora Moderna
Adaptado para fins pedagógicos.