Questão 01 — A respeito das características das plantas, marque um X ou circule as opções corretamente.
Respostas: pluricelulares — autótrofos —
eucarionte — produtores — que, na maioria, possuem clorofila —
fotossintetizantes.
Questão 02 — A respeito das características das plantas estudado em sala de
aula, complete o diagrama abaixo.
Respostas: plantas — algas — bactérias
autótrofas fotossintetizantes.
Clorofila — Fotossíntese
Questão 03 —
Preencha a tabela abaixo sobre as estrutura exclusivas de uma célula vegetal.
Em seguida complete o espaço abaixo.
ESTRUTURAS CELULARES
|
CÉLULA VEGETAL
|
|
Mitocôndria
|
||
Lisossomo
|
||
Núcleo
|
||
Membrana celular
|
||
Parede celular
|
||
Membrana nuclear
|
||
Retículo endoplasmático
|
||
Cloroplasto
|
||
Leucoplasto
|
||
Cromoplasto
|
||
Vacúolos
|
Respostas: Membrana celular — Membrana nuclear —
Retículo endoplasmático — Cloroplasto — Leucoplasto — Cromoplasto — Vacúolos.
Dessas mudanças exclusivas, os __________________ armazenam,
principalmente, o amido e são encontrados em órgãos de reserva, com raízes e
caules.
Respostas: Leucoplasto.
Questão 04 — Sobre as células e os tecidos das plantas. Preencha o diagrama,
na forma horizontal e vertical, conforme as questões que se pede.
HORIZONTAL
|
VERTICAL
|
|
1)
Tecido responsável pelo crescimento
|
1)
Estruturas que armazenam substâncias
nutritivas.
|
|
2)
Uma das substâncias que formam a
parede celular.
|
2)
Organoides que armazenam substâncias,
como água e sais minerais.
|
|
3)
Tecido que conduza a seiva orgânica.
|
3)
Estruturas que contêm pigmento
amarelado ou avermelhado.
|
|
4)
São encontradas nas folhas e nos
caules verdes.
|
4)
Organoides exclusivos das plantas.
|
Questão 05 —
Sobre nutrição das plantas, preencha
os espaços em branco.
Respostas: Respiração, absorção, fotossíntese,
condução.
Questão 06 —
No quadro abaixo, descreva o alimento das plantas nos espaços do diagrama.
Questão 07 —
Ainda sobre a nutrição das plantas,
escreva o processo de fotossíntese na imagem abaixo.
Questão 08 —
Sobre classificação das plantas,
preencha o diagrama com as palavras corretas.
Questão 09 —
Ligue os pontos principais. Identifique as características dos grandes grupos
de plantas ligando os cada um a seus respectivos conceitos. Em seguida, dê
exemplo de plantas pertencentes a cada um dos grupos.
Respostas: Avalulares à Bríofitas;
Exemplos: musgos e hepátias
Sem sementes e vasculares à Pteridóficas
Exemplos: samambaias e avencas
Com semente, vasculares e sem frutos à Gimnospermas
Exemplos: araucárias, pinheiros e sequoias
Com sementes, vasculares e com frutos à Angiospermas
Exemplos: ipês, maracujazeiros, goiabeiras,
laranjeiras, etc.
Questão 10 —
De acordo com o que foi estudado em sala, complete a estrutura do diagrama
abaixo com as palavras abaixo.
Questão 11 —
Sobre plantas sem sementes relacione
as características das briófitas e das pteridófitas de acordo com imagem
abaixo.
Respostas:
SAMAMBAIA
Apresenta fase sexuada e assexuada
Tem caule do tipo rizoma
Apresenta tecidos condutores de seiva e folhas verdadeiras
Na fase de reprodução, apresenta soros
Depende da água para a reprodução
Não apresenta flores nem frutos
ALGAS
Depende da água para a reprodução
Apresenta fase sexuada e assexuada
Não apresenta flores nem frutos
Não apresenta tecidos condutores de seiva
Questão 12 —
Abaixo temos uma tabela. Escreva no espaço em branco SIM ou NÃO indicando as
características das briófitas e das pteridófitas.
Briófita
|
Pteridófita
|
||
Reprodução sexuada e assexuada
|
|||
Dependência de água para reprodução
|
|||
Esporos
|
|||
Anterozoides
|
|||
Prótalo
|
Respostas:
BRIÓFITAS
Reprodução sexuada e assexuada
Dependência de água para reprodução
Esporos
Anterozoides
PTERIDÓFITAS
Reprodução sexuada e assexuada
Esporos
Prótalo
Questão 13 —
Sobre plantas com sementes complete
os espaços que estão faltando. Escolha as palavras sinalizadas.
ü
As angiospermas, diferentemente das
gimnospermas, apresentam ______________ e __________.
ü
Os frutos das angiospermas abrigam _____________,
que são resultado da união dos gametas masculino e feminino.
ü
Nas gimnospermas, os estróbilos
masculinos produzem ____________________ , que em contato com o estróbilo
feminino dará início ao processo de fecundação.
Respostas:
Flores,
frutos, sementes, grão de pólen
Questão 14 —
Complete os ciclos reprodutivos
preenchendo as lacunas. No centro, coloque o nome do grupo de plantas ao qual o
ciclo pertence.
Questão 15 —
Sobre raiz, complete o organizador.
Questão 16 —
Sobre partes da raiz, relacione os
quadros ligando-os.
Respostas:
Região de
ramificação à Dessa
região partem raízes que vão auxiliar no suporte da planta e na absorção de
água e sais minerais.
Região lisa
à Região em que as células se dividem
com grande frequência, ocasionando o crescimento da raiz.
Região pilífera
à Forma a seiva mineral com a absorção
de água e sais minerais do solo.
Coifa à Protege a ponta da raiz do atrito com
as partículas do solo.
Questão 17 —
Complete o diagrama e a legenda das fotos com os tipos e as funções das
diferentes raízes.
Respostas:
Raízes
modificadas à Tabulares,
respiratórias, sugadoras e escoras.
1º Quadro:
Fora do solo, absorção, respiração.
2º quadro:
ao solo, fixação, caule e ramos
Questão 18 —
Sobre o caule complete o diagrama.
Respostas:
dá suporte
a à folha, flores e frutos
conduz as
seivas à mineral e
orgânica
Quando
jovem pode realizar à
fotossíntese
Questão 19 —
Preencha o diagrama sobre os tipos de caule.
Respostas:
São denominados
à subterrâneo, rizoma, tubérculos, bulbos
Fixam a
planta ao substratos são chamados à aquáticos
Solo são
chamados de à aéreos,
eretos, trepadeiras e rastejantes.
Questão 20 —
Sobre folha, complete os espaços que
estão faltando.
Respostas:
Está envolvida
nos processo de: à respiração,
fotossíntese e transpiração
Estrutura
como à limbo, pecíolo e bainha
Tipo de
folhas:
Paralelinérveas:
cana-de-açúcar
Retilinérveas:
folha da goiabeira
Modificadas:
brácteas, espinhos e carnívoras.
Questão 21 —
Sobre flor, preencha o diagrama.
Respostas:
Partes da
flor: cálice, androceu, gineceu, corola
A
polinização da flor: grãos de pólen, estames, estigmas, animais e vento.
Questão 22 —
Leia a charge abaixo.
a) Escreva
qual é a função da flor?
Respostas:
Reprodução.
b) Escreva
qual estrutura da flor, geralmente colorida, o gato comeu?
Respostas:
As pétalas
(corola).
c) Escreva
que estruturas da flor sobraram na mão do rapaz?
Respostas:
O pedúnculo,
as sépalas e algumas folhas
d) Faça
uma pesquisa e escreva algumas flores que são comestíveis.
Respostas:
Alguns exemplos
de flores comestíveis são: alcachofra, amor-perfeito, flor da abobrinha, rosa,
entre outras. É importante lembrar que as flores utilizadas na alimentação não
são as mesmas comercializadas em floriculturas, pois estas são cultivas com produtos
químicos que podem causar sérios problemas para saúde.
Questão 23 —
Complete os espaços sobre fruto
usando as palavras a seguir.
O fruto é um ___________ exclusivo das
_____________, formado a partir do _____________ do _______________ após a
__________________. Ele protege a ______________ e pode auxiliar sua
________________.
Respostas:
órgão,
angiospermas, desenvolvimento, ovário, fecundação, semente, dispersão.
Questão 24 —
Sobre as partes do fruto complete o diagrama abaixo.
Questão 25 —
Leia a charge abaixo.
Agora responda o que se pede.
a) A
banana é um fruto partenocárpio? Explique como são formados.
Respostas:
Os frutos
partenocárpios se desenvolvem sem a fecundação, originando frutos sem semente.
b) A
tira fala sobre uma modificação da banana em laboratório. Descreva algo sobre a
conexão sobre o assunto.
Respostas:
O texto fala
sobre a seleção realizada pelos seres humanos, que resultou na banana como
atualmente é conhecida.
Questão 26 —
Leia a charge abaixo.
Algumas condições necessárias para a germinação da semente
não forma mencionadas na tira. Complete os espaços em branco.
Algumas sementes atravessam um período
de ________________. Entre período termina quando as sementes encontram
condições adequadas de _____________, _____________ e _____________, ocorrendo,
assim, a germinação. A _____________________ é o desenvolvimento da semente que
gera uma nova planta.
Respostas:
Dormência,
luz, umidade, temperatura.
germinação
Questão 27 — Leia a charge abaixo.
Agora responda.
a) As
aves são alguns dos animais que fazem a dispersão das sementes, ou seja,
transportam as sementes para longe da planta-mãe. Escreva três agentes
dispersores de sementes, além dos animais.
Respostas:
Água, vento e fruto
b) O
que acontece quando as sementes germinam próximo à planta-mãe?
Respostas:
Sementes
que germinam próximo à planta-mãe competem pro água, espaço, nutrientes e
luminosidade..
Germinação
Fonte: Ciências Guia de estudo. Araribá Ciências - Editora Moderna
Adaptado para fins pedagógicos.